tudo é provisóriamente eterno para os poetas... tudo é eternamente provisório para os amantes e o poema apenas a configuração do instante.

-Capinam-

30 de novembro de 2008


A invasão cultural norte-americana e as CRIANÇAS!

No mundo dos brinquedos a presença dos invasores pode ser detectada em jogos de pinturas, quebra-cabeças, miniaturas, armas de guerra, bonecos que até perdemos a conta.
Nos materiais escolares, os personagens aparecem em capas de fichário e cadernos, no invólucro de pacotes de papel, em canetas, borrachas e outras coisa relacionadas a educação infantil.
É o controle do spider man, superman, X-men, e Hulk só para citar alguns.
O mesmo acontece no setor de decoração de quartos e de festas para crianças. Nessa festas, desde guardanapos, pratos e copos de papel até os enfeites que decoram a mesa de doces, o bolo e as paredes, todos são inspirados em algum personagem de filme, seriado, quadrinho, brinquedo ou game de origem norte-americana. Em outras palavras, as festas infantis são agora temáticas mas os temas raramente são os da cultura brasileira.
É interessante também analisar os tipos de bonecas que mais tem atraídos nossas crianças.
São bebês loiros, de olhos azuis, bem nutridos e facilmente identificáveis, em seus traços fisionômicos. Com baby faces norte-americanas. Há outras bonecas que representam crianças já mais crescidinhas, mas seu aspecto físico e suas vestimentas, acima de qualquer suspeita, são também replicas de modelos de meninas norte-americanas.
E as bonecas negrinhas, mulatas, caboclas, curumins? E os bonecos meninos? Praticamente não existem no mundo de fantasias infantis proporcionado pelos produtores de brinquedos...
Que tipo de educação está por vir?

3 selos:

O Eu Flor que sonha. disse...

eu gostei da bunda do nenen,tatuagens legais :)

Anônimo disse...

hah.. muito engraçado ...rs

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Postar um comentário