tudo é provisóriamente eterno para os poetas... tudo é eternamente provisório para os amantes e o poema apenas a configuração do instante.

-Capinam-

30 de novembro de 2008

Carta à minhas memórias – parte I.

A noite vai caindo e nem vi o por do sol. Sento-me a porta de casa para apreciar a simplicidade das pessoas passando, da pressa dos automóveis, dos bocejos de cansaço e de muitas outras coisas interessantes de se ver e que só dependem do modo que são vistas para mostrar sua beleza.
Hoje começaram as aulas e pode-se ver as crianças e jovens passarem rumo a suas casas depois de um dia de estudos. De certa forma muitos não levam a sério essa fase da vida e alguns se conscientizam do que perderam quando é tarde demais. Quão ignorantes podemos ser até que soframos as conseqüências de nossos atos impensados?
A lua está linda como em muitos momentos de muitas juventudes. Reclama-se mais indignação e protesto por parte dos jovens, mas é bom perceber que não são só eles os culpados pelas mazelas atuais das sociedades.
O que se diz dos pais que muito preocupados em ganhar dinheiro para sustentar suas famílias trabalham em empregos burocráticos, sem graça, que os fazem baixar a cabeça e se submeter a opiniões que muitas das vezes contradizem seus princípios, chegando até a contribuir para um mundo mais corrupto? Onde estão nossos amigos enquanto estamos estudando, discutindo e lutando? Podem estar se drogando e se prostituindo sem saber. Talvez até se perdendo nos vazio de existência que a vida tem e que é inexplicável. Enquanto muitos estão por aí a destruir suas vidas como bem entendem, eu me destruía também. Me trancava dentro do quarto escuro ouvindo músicas que não diziam nada enquanto eu também não queria fazer nada da minha vida.
O que seria essa tal de conscientização de que todos falam? Sair na rua para clamar por direitos! Mas de que adianta para si a mobilização se quando se volta para casa todos assistem novela e agem do mesmo modo?
Por conta disso e de outros motivos, já me decepcionei comigo e é muito fácil se chegar à decepção. Já me decepcionei com o mundo, com Deus, com meus amigos, com os estudos e com a vida em si, mas depois percebemos que a verdadeira decepção somos nós mesmos que não fazemos nada para mudar a situação que nos incomoda.

0 selos:

Postar um comentário