tudo é provisóriamente eterno para os poetas... tudo é eternamente provisório para os amantes e o poema apenas a configuração do instante.

-Capinam-

19 de maio de 2013

O amor me tira o sono



O amor me tira o sono.
Foi a primeira frase que me veio à cabeça quando pensei em escrever mais uma carta não postada sobre amor. A verdade é que é verdade, o amor é perturbador.
Alimenta, preenche, pulsa, porém também adoece e pode matar quem o sente. Matar de sorrisos ou de lágrimas, depende. Depende de quê, você diria. Quem sabe, eu responderia sem resposta efetiva.

Há muitas pessoas que já morreram de amor, que estão mortas por dentro, que se fecharam para o mundo, que esfriaram, você as culpa? O amor pode matar e cada vez mais as pessoas tem muito medo de morrer mais de uma vez.

De sorte que a vida pode se colorir de novo e de novo. Veja bem meu bem. Quando um coração se aquece de repente, começa a mudar a cor e os dias passam a amanhecer mais alegres mesmo em manhãs de chuva, fique esperto... porque virão noites sem sono.

O amor é para os que não temem as distâncias. Esse amor que nos perturba é para os que têm coragem, acredito. Para quem não tem medo do salto de um precipício, não canso de dizer. O amor é para quem não tem medo de morrer se o salto não der certo.

Hoje eu amanheci sem medo algum... e preciso te contar umas coisas, assim mesmo, com muitas reticências em quase todas as frases.

Eu gostaria de te contar que já morri de amor, sabe... esfriei, quase me perco de mim mesmo, fiquei destruído. Tive um amor tão grande que quase me consumiu por dentro e quase me levou dessa para uma pior. E te digo mais... se eu pudesse voltar no tempo, não teria mudado uma vírgula sequer dos poemas que escrevi... muito menos ousaria deixar de sentir tudo o que senti.

E não adianta beber, correr... Não se esquece dum amor nem com reza brava do melhor dos religiosos. O amor é teimoso, não nos abandona, não desiste de nós... nós é que desistimos do amor, nos reinventamos, sentimos milhões de outras coisas e o deixamos de escanteio, como que de castigo,como que dizendo a ele para aprender que não se maltrata tanto um alguém desse jeito.

O amor é desses que faz com que os amantes gastem todo o seu dinheiro nas maiores loucuras mesmo quando precisam economizar. Faz-te sorrir, passar horas no telefone, até achar que a saudade é uma coisa boa, viajar... Faz-te ir ao encontro do outro não importando o quão distante o outro esteja. Ouso dizer que se você já teve um grande amor, sabe que não há obstáculo grande o bastante para os que não têm medo. Lembra que te disse que o amor é para os que não têm medo?

Hoje eu amanheci sem medo algum. Veja bem meu bem. Quem diria, você diria. Ninguém, eu responderia de fato.

De sorte que o coração se aquece de novo e de novo dependendo das cores que te surpreendem quando menos se espera. É sério, acredite em mim, pois quem vos escreve é prova viva da capacidade que a vida tem de virar de ponta à cabeça e desvirar a qualquer momento. Sou prova do que o amor pode fazer com as pessoas... e é justamente por isso que te digo: o amor é importante e só se vive plenamente com amor.

O amor me tira o sono... é a primeira frase que me vem à cabeça. E acho que por isso que tenho tido insônias terríveis. Ainda bem. Estou me recolorindo por dentro. Acontece que só desejo viver plenamente e não vejo mal algum nisso. Se você vê, me diga por favor... Porque não se vê com muita clareza quando se está amando, eu sei.

Mas se quiseres um conselho, caro amigo, te dou o seguinte: se tiveres um amor que valha a pena, conserve-o. Quem precisa dormir quando se pode passar os dias e as noites ouvindo Chico e Ana? Quem precisa de sono quando se está febril de tanto escrever cartas e frases sem sentido, como estas? Se tiveres um amor que valha a pena, lute por ele antes que seja tarde demais para uma oportunidade de vivê-lo.

Desejo, de verdade, que tenhas um bom dia, hoje e amanhã... E que o ontem seja bom para boas lembranças apenas, sem rancores ou dores que te esfriem e te acinzentem. Eu realmente gosto de você, mesmo que eu não te conheça. Se eu não te conheço, ainda melhor... assim não tenho motivo algum para não gostar de você. Saiba que essa é uma carta de coração, pois te desejo boas coisas, sempre. Eu desejo que, você e todo o mundo, se permita sentir amor e muita falta de sono.

Eu te desejo mais: quem se ama para dormir quando o sono vier. 


0 selos:

Postar um comentário