Existe, também, muito vegetariano paciente nesse mundo e que não tem problema algum em explicar direitinho para “os espantados” os motivos de sua subversão ao hábito alimentar secular (que parece até um dogma) de consumir carne.
Sempre acaba em debate, longo. Devido a isso, abaixo estarão explicitados alguns motivos pelos quais muitas pessoas são vegetarianas. (Por que eu não faço parte do grupo da paciência).
A propósito, este texto não foi escrito com o intuito de convencer ninguém. Nem me referirei a dor dos animais ou coisas assim. Tornar-se vegetariano é uma escolha pessoal. Aos curiosos, talvez sejam argumentos interessantes.
SAÚDE
Vivemos no capitalismo em que a produção é cada vez mais rápida a fim de garantir maior lucro. Alguns produtores usam calmantes para manter os animais calmos. Usam antibióticos para evitar ou combater infecções. Se você come carne, está consumindo hormônios que foram administrados aos animais (para que cresçam mais e cada vez mais rápido. Se você come carne, não está ileso dessas substâncias.
MEIO AMBIENTE
As reservas de água fresca do mundo são contaminadas pela criação de gado de corte. E os produtores de carne são os maiores poluidores das águas. Por exemplo: se a indústria de carne no EUA não fosse subsidiada em seu enorme consumo de água pelo governo, algumas gramas de hambúrguer custariam US$ 35.
Metade das florestas tropicais do mundo foram destruídas para fazer pasto para criar gado. Cerca de 1000 espécies são extintas por ano devido à destruição das florestas tropicais.
É necessário 17x menos água para produzir 1 kg de grãos do que para produzir 1kg de carne. Menos desperdício!
COMBATER A FOME
A criação de animais para serem utilizados como alimento, é um luxo, um autêntico esbanjamento em termos econômicos. Se as grandes quantidades de cereais e leguminosas que se usam como rações, bem como de terreno e água, que se usam para engordar os animais para o comércio, fossem utilizados para consumo humano, poder-se-ia acabar facilmente com a fome no mundo.
A produção de carne requer investir grandes quantidades de grão, só para poder alimentar o gado. Se se plantarem 100 metros quadrados de soja, obter-se-ão uns 5 quilos de proteína, com os que se poderiam cobrir as necessidades proteicas de 70 pessoas durante um dia. Mas se esses 5 quilos de proteínas forem empregues para alimentar o gado, obter--se-á unicamente meio quilo de carne bovina, com o que se poderá cobrir escassamente as necessidades proteicas diárias de apenas 2 pessoas.
Os países pobres da terra vêem-se obrigados a vender aos ricos, para estes alimentarem o gado, o grão e a soja de que, na realidade, necessitam para dar de comer aos seus próprios habitantes.
SÓ PRA ESCLARECER
Existem 3 tipos de vegetariano: ovo-lacto-vegetariano, lacto-vegetariano, e vegans. Cada um deles com suas especificidades.
A carne não contém absolutamente nada de proteínas, vitaminas ou minerais que o corpo humano não possa obter perfeitamente de uma dieta vegetariana.
O que um vegetariano come?! Tudo, menos animais.
PORQUE SER VEGETARIANO NÃO É ABSURDO?
Porque somos seres humanos racionais e podemos escolher o que comer a partir da reflexão sobre os hábitos alimentares de nossa sociedade, ocidental (diga-se de passagem).
Por você, pelos animais, pelo planeta, pelas outras pessoas.
Colorido e bonito, não é?
0 selos:
Postar um comentário